
ALECRIM (Rosmarinus officinalis L.)
Arbusto bastante ramificado que chega a medir até 1,5 metros de altura. As folhas são pequenas, finas e cheirosas. São verdes na parte superior e acinzentadas no dorso inferior. Suas flores azuis, brancas ou lilás. O alecrim é originário da Europa e é conhecido desde a antiguidade pelas suas propriedades medicinais. Para cultivar o alecrim, basta destacar um galhinho da planta adulta e plantá-lo. Esta planta gosta de clima quente, bastante sol e pouca água. É possível cultivá-lo também em vaso. Pode ser colhido em qualquer época do ano e para reforçar a planta, ela deve ser podada no outono.
COMO USAR O ALECRIM:
1º) Chá ou infusão - A infusão feita com as folhas e flores de alecrim serve para: digestão difícil, fadiga física e mental, palpitação, nervosismo, cicatrização de feridas, cólicas menstruais, dores musculares, limpar a pele do rosto e melhorar a circulação das pernas.
2º) Banhos - Serve para todos os problemas citados acima e também para fortificar crianças fracas, além de ser relaxante.
3º) Inalação: A inalação é indicada para descongestionar o nariz e combater gripes.
4º) Fumaça: O alecrim colocado sobre brasas desinfeta o ambiente.
5º) Desinfetante: Ferver o alecrim, eucalípto e sálvia; esta mistura serve para desinfetar banheiro, pias e chão.
6º) Tintura: Colocar 50 gramas de folhas em 1 litro de álcool e deixar em maceração por 10 dias em local escuro. Usar em dores musculares, reumáticas, contusões e para esquentar os pés. Também serve para combater caspa e queda de cabelo.
7º) Vinho: Usar 1 litro de vinho, 25 gramas de folhas de alecrim, 20 gramas de sálvia e 15 gramas de mel. Aquecer em banho - maria por 20 minutos e coar. Tomar 1 cálice antes das refeições. É bom para fraqueza e esgotamento.
8º) Pomada: Para dez partes de gordura vegetal, usar uma para parte de tintura de alecrim com chapéu de couro e arruda. É usada para sarna.
Precauções que devemos tomar com o uso do alecrim: O chá de alecrim pode subir a pressão arterial e não deve ser usado por mulheres grávidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário