segunda-feira, 9 de março de 2009

Alecrim





ALECRIM (Rosmarinus officinalis L.)

Arbusto bastante ramificado que chega a medir até 1,5 metros de altura. As folhas são pequenas, finas e cheirosas. São verdes na parte superior e acinzentadas no dorso inferior. Suas flores azuis, brancas ou lilás. O alecrim é originário da Europa e é conhecido desde a antiguidade pelas suas propriedades medicinais. Para cultivar o alecrim, basta destacar um galhinho da planta adulta e plantá-lo. Esta planta gosta de clima quente, bastante sol e pouca água. É possível cultivá-lo também em vaso. Pode ser colhido em qualquer época do ano e para reforçar a planta, ela deve ser podada no outono.

COMO USAR O ALECRIM:

1º) Chá ou infusão - A infusão feita com as folhas e flores de alecrim serve para: digestão difícil, fadiga física e mental, palpitação, nervosismo, cicatrização de feridas, cólicas menstruais, dores musculares, limpar a pele do rosto e melhorar a circulação das pernas.

2º) Banhos - Serve para todos os problemas citados acima e também para fortificar crianças fracas, além de ser relaxante.

3º) Inalação: A inalação é indicada para descongestionar o nariz e combater gripes.

4º) Fumaça: O alecrim colocado sobre brasas desinfeta o ambiente.

5º) Desinfetante: Ferver o alecrim, eucalípto e sálvia; esta mistura serve para desinfetar banheiro, pias e chão.

6º) Tintura: Colocar 50 gramas de folhas em 1 litro de álcool e deixar em maceração por 10 dias em local escuro. Usar em dores musculares, reumáticas, contusões e para esquentar os pés. Também serve para combater caspa e queda de cabelo.

7º) Vinho: Usar 1 litro de vinho, 25 gramas de folhas de alecrim, 20 gramas de sálvia e 15 gramas de mel. Aquecer em banho - maria por 20 minutos e coar. Tomar 1 cálice antes das refeições. É bom para fraqueza e esgotamento.

8º) Pomada: Para dez partes de gordura vegetal, usar uma para parte de tintura de alecrim com chapéu de couro e arruda. É usada para sarna.

Precauções que devemos tomar com o uso do alecrim: O chá de alecrim pode subir a pressão arterial e não deve ser usado por mulheres grávidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário